O outono chegou e precisamos ter mais cuidados com a saúde

outonow

O verão já se foi, e as temperaturas ficam mais baixas, com a chegada do outono.

Por causa dessa mudança, sua saúde requer cuidados, porque a estação tem maior incidência de algumas doenças.

Além do frio, a queda na umidade do ar e o aumento da poluição possibilitam a ocorrência de reações alérgicas, tais como rinites e conjuntivites.

Frequentemente, as pessoas permanecem em ambientes fechados, o que ocasiona a transmissão de viroses, como resfriados, gripes e suas complicações, como faringites, sinusites e pneumonias, entre outras.


Crises de asma também costumam ocorrer quando há mudanças súbitas de temperatura (mais de 10 graus no mesmo dia).

 

 Uma boa sugestão é manter os ambientes sempre arejados e evitar ajuntamentos de pessoas. Roupas de cama e agasalhos também precisam de cuidados.

Eles devem ser colocados ao sol e, quando possível, lavados.

Os exercícios físicos devem fazer parte do cotidiano de todos, só que devem ser praticados, no máximo, até as 10h ou depois das 17h, sobretudo quando a umidade do ar for inferior a 30%.

 

 Beber líquidos também é importante, mesmo que não se esteja com sede. O ideal é ingerir de 1 a 2 litros por dia, seja de água, chás, sucos naturais ou água de coco.

A alimentação deve ser mais leve e balanceada, com frutas, verduras e líquidos. Vale salientar a importância da vacina contra a gripe, que deve ser feita todos os anos, em maiores de seis meses de idade.

Outra dica para os dias muito secos é colocar umidificadores nos ambientes, ou toalhas molhadas e bacias com água nos quartos para aumentar a umidade do ar.

A higiene também é importante. É preciso evitar o acúmulo de poeira na casa e nos móveis, limpando sempre com pano úmido. Também é preciso manter as mãos limpas e a pele do corpo hidratada.

Fonte; Você Sabia?

Sobre ivanmello

Formado em Gestão de Comércio Eletrônico com MBA em Gestão de Marketing. Também fez Psicologia pela USP e Administração de Empresas pela UAM. Está cursando a pós-graduação em Gestão de meio ambiente pela Escola de Contas do Tribunal de Contas do Município de São Paulo. Na liderança do PSDB na Câmara Municipal de São Paulo fez a gestão, acompanhamento e consultoria para os projetos de lei na Câmara Municipal de São Paulo, além da articulação junto às comissões. Diretor comercial da Kapte Consultoria e Capacitação em Ecoeficiência e coordenador e professor na FUNDACE – USP do curso “Lei Nacional de Resíduos Sólidos – Impactos na Gestão Empresarial”. Foi chefe de Gabinete do Vereador Aurélio Nomura e Vice-presidente do Instituto Zero a seis – Primeira Infância e cultura de paz, além de diretor do Projeto VACINA, desenvolvido em conjunto com a FIA-USP onde mensurou os fatores de risco e de proteção à primeira infância e executou a capacitação dos educadores em dois municípios do interior paulista. Como gestor ambiental, participa a Comissão Extraordinária Permanente do Meio Ambiente na CMSP. Como consultor socioambiental, elabora, planeja, implementa e avalia projetos e programas na área educacional, com foco no Desenvolvimento Socioambiental Sustentável, além de organizador seminários, congressos, eventos e palestras. Lidera equipes de profissionais na captação e na implantação projetos sociais, ambientais, educacionais e culturais.
Esse post foi publicado em Saúde e marcado . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta e seu comentário sobre o blog

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s